Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - CadeiraClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - FachadaClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - VigaClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - CadeiraClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Mais Imagens+ 31

Três volumes prismáticos de concreto aparente surgem ao lado dos antigos galpões da fábrica de tambores da Pompéia: um prisma retangular de trinta por quarenta metros de base e quarenta e cinco metros de altura; um segundo prisma retangular, menor e mais alto que o primeiro, de quatorze por dezesseis metros de base e cinquenta e dois metros de altura; e um cilindro de oito metros de diâmetro e setenta metros de altura.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Janela, Fachada, Tijolo
© Pedro Kok

O prisma maior apresenta cinco pavimentos, com oito metros e sessenta centímetros de altura entre pisos. Apresenta apenas paredes perimetrais portantes, que medem trinta e cinco centímetros de espessura, e nenhuma estrutura interna complementar. São moldadas com tábuas horizontais de madeira. As lajes nervuradas protendidas medem um metros de altura total.

As janelas se localizam nas faces menores, leste e oeste, do prisma maior. São quatro de cada lado por andar. Configuram simplesmente aberturas irregulares, criadas a partir de moldes de isopor embutidos durante a concretagem. As marcas do isopor são perceptíveis na largura dos muros, assim como as marcas das madeiras são perceptíveis no exterior. Internamente, foram utilizadas formas retangulares de plástico, que também são perceptíveis.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Janela, Fachada, Viga, Pilar
© Flickr DAW (CC BY-NC-SA)

O prisma menor apresenta doze pavimentos que coincidem a cada dois com os pavimentos do prisma maior, tendo assim, quatro metros e trinta centímetros de altura entre pisos. Os dois últimos pavimentos têm sua altura reduzida para três metros e setenta centímetros. Esse prisma apresenta-se girado trinta e três graus horários em relação ao prisma maior. Suas faces externas também são moldadas com tábuas horizontais de madeira. Suas janelas são quadradas e menores que as aberturas ameboides do prisma maior, porém não apresentam um alinhamento ortogonal rígida, aparecendo dispostas em diversas coordenadas.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Imagem 8 de 36
© Pedro Kok

A esquina mais próxima ao prisma maior é então facetada paralelamente àquele, de modo a criar duas faces paralelas. Dessa nova face, que rompe o desenho retangular da base, partem quatro níveis de passarelas de concreto protendido aparente que dão acesso aos pavimentos do prisma maior. Entre os dois prismas, abaixo das passarelas, passa o córrego Água Preta, que fica oculto pela sobreposição de um pier de madeira.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Viga
© Julio Roberto Katinsky. Cortesia de Arquigrafia

Cada uma das passarelas elevadas apresenta um desenho diferente, ainda que sob as mesmas regras: partem de uma mesma abertura no prisma menor e se ramificam levando a duas aberturas simétricas no prisma maior. Têm dois metros de largura e peitoris de um metros e vinte centímetros. A primeira passarela, a partir de baixo, forma um V perfeito. A segunda também forma um V perfeito e leva a aberturas um pouco mais centralizadas que as da primeiras passarela, configurando um V mais fechado que o inferior. A terceira passarela parte como uma linha reta perpendicular, e somente depois da metade do vão se bifurca, assemelhando-se a um Y. Suas aberturas de chegada no prisma maior estão um pouco mais centralizadas que as inferiores, quase na mesma medida que as da segunda passarela em relação às da primeira. A quarta e última passarela volta a ser um V, porém imperfeito: um dos braços do V surge do outro, ou seja, não coincidem no ponto de saída. Além disso, a saída no prisma menor é desalinhada em relação às passarelas inferiores. As aberturas de chegada estão próximas aos extremos do prisma maior, formando um V mais aberto que os demais.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Janela
© Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Cortesia de Arquigrafia (CC BY-NC)

Além da face recortada, o prisma menor apresenta outros dois aspectos que quebram a sua condição de prisma ortogonal perfeito. Primeiramente, a presença na esquina norte de faixas horizontais de concreto que configuram os peitoris da escada externa: são os únicos elementos que são moldados com tábuas verticais de madeira. E o alargamento da sua base em um metro e meio para cada lado do perímetro, nos seus dois primeiros pavimentos. A união dessa base maior com a base normal a partir de terceiro pavimento é através de paredes inclinadas, favorecendo a uma percepção de contraforte.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Janela, Tijolo
© GFAU. Cortesia de Arquigrafia (CC BY-NC-ND)

O último prisma que compõe o conjunto é um cilindro formado a partir da concretagem sistemática de setenta anéis de um metros de altura cada. Une-se ao prisma menor através de uma passarela metálica que parte da sua cobertura. A fôrma que deu origem aos anéis tem formato de tronco de cone, ou seja, tem sua faces externas inclinadas para dentro, o que permite com que a fôrma se encaixe no anel inferior para a concretagem do anel superior seguinte. Esta condição da moldagem e concretagem teve como consequência que o limite inferior de cada anel ficasse imperfeito, formando uma linha irregular com certa espessura sobre o anel inferior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Clélia, 93 - Barra Funda, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi" 05 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153205/classicos-da-arquitetura-sesc-pompeia-slash-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.